Data do Evento: 21/10/2023 15:00 - 16:30 Export event
As Três Escolas da Minha Aldeia de Celestino Pinheiro

As Três Escolas da Minha Aldeia de Celestino Pinheiro

A partir de crónicas dispersas, escritas maioritariamente durante os dias da pandemia, todas elas centradas na sua infância aldeã, o autor traçou um fio condutor para as juntar: a criança dialogando com os leitores e interpelando-os, a propósito de episódios e de pessoas que passaram pela sua aldeia e pela sua vida.

A sessão conta com a apresentação de Margarida Negrais e Daniel Neto, e com a atuação de Minda Araújo e o grupo As Mulheres da Eira.

Sobre a obra:

As três escolas da minha aldeia”
Vale da Mua – Envendos – Mação
Anos 60 do século XX.

A partir de crónicas dispersas, escritas maioritariamente durante os dias da pandemia, todas elas centradas na sua infância aldeã, o autor traçou um fio condutor para as juntar: a criança dialogando com os leitores e interpelando-os, a propósito de episódios e de pessoas que passaram pela sua aldeia e pela sua vida. Um dos textos é da autoria do seu sobrinho, Luciano Pinheiro Mendes. O título “As três escolas da minha aldeia” contém um desafio: ao leitor compete descobrir de que “escolas” se trata.

A narrativa desta obra tem um caráter essencialmente autobiográfico, centrando-se nas vivências do autor, sobretudo na década de 1960, ainda que se refiram factos anteriores e posteriores a essa década. Vale da Mua é uma aldeia da freguesia de Envendos, concelho de Mação, distrito de Santarém. O concelho faz fronteira com concelhos dos distritos de Portalegre e Castelo Branco fazendo igualmente fronteira com dois outros concelhos do distrito de Santarém, Abrantes e Sardoal. Situando-se numa zona de transição, o concelho identifica-se mais com as caraterísticas da Beira Baixa, região em que aparece mencionado nos mapas das províncias portuguesas. Atualmente, está integrado na região Centro, sub-região do Médio Tejo.

A edição é da Colibri e foi patrocinada pela Câmara Municipal de Mação. O Centro Cultural e Social de Vale da Mua e a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira apoiam a divulgação da obra.

Sobre o autor:

Celestino Pinheiro nasceu em Vale da Mua, em 1955. Completou o ensino primário na escola da aldeia. Continuou estudos, primeiro, no Seminário de Gavião, depois, no de Alcains, concluindo o ensino secundário no Liceu de Abrantes. Ingressou na Faculdade de Letras de Lisboa, no Curso de Filologia Românica, vindo a concluir a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras do Porto, para onde se transferiu. Mais tarde, concluiu o Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa, Porto.

Exerceu, desde 1978, funções docentes em várias escolas do país, onde desenvolveu projetos na área da comunicação (jornais escolares e reportagens vídeo). Foi membro da equipa do Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude, de Tomar. Na última escola em que lecionou, a Escola Secundária Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, foi editor e redator do jornal “Agora Nós” função que serviria de base à publicação do e.book (ainda online) “30 anos - Agora Nós e a imprensa escolar na Escola Dr. Serafim Leite”.

É professor voluntário e membro da direção na Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, onde é responsável pelas edições eletrónicas da instituição, colaborando, também, como colunista, no jornal “O Regional”.

 

 

 

 

Imprimir
292 Classifica este artigo:
Sem classificação
Please login or register to post comments.