Data do Evento: 07/07/2023 12:00 - 09/07/2023 19:00 Export event
Feira do Livro S. João da Madeira
/ Categorias: Destaque

Feira do Livro S. João da Madeira

A Feira do Livro de S. João da Madeira regressa nos dias 7, 8 e 9 de julho!

A segunda edição da Feira do Livro de São João da Madeira vem consolidar o seu conceito de proximidade entre leitores/escritores e os livros. Com uma programação orientada para todos os públicos, o evento traz diversidade no âmbito das oficinas de escrita (Pedro Seromenho e Fernando Pinto do Amaral), entre a ilustração experimental e o livro-objeto (André Caetano, Marco Taylor e Cinara Saiónára), entre a literatura de diversos géneros (Anabela Borges, João Ferreira Oliveira, Alice Brito, Julieta Monginho, Ana Margarida de Carvalho e Jacinto Lucas Pires), entre nomes consagrados e nomes emergentes (Ana Cristina Silva, Simão Lucas Pires ou Rita Mira),  e entre contadores de histórias (Cândida da Luz, Sofia Correia e Thiago Franco), entre ilustradores (Eva Evita) ou autores locais, entre tantos outros que enriquecem a nossa programação.

Teremos também muitos livreiros que vão colorir a Praça Luís Ribeiro com livros entre os dias 7, 8 e 9 de julho de 2023.

O evento marca já a sua importância na região, pela programação, pelo ambiente, pela adesão e pela consistência apresentada na sua primeira edição, o que faz prever um crescimento da exigência e das expectativas.

A Câmara Municipal de São João da Madeira e a Biblioteca Municipal apostam na Feira do Livro porque percebem a importância da leitura para a sociedade e, como consequência, a sua relevância para o conhecimento e a colaboração no sentido de desenvolver uma sociedade justa e solidária, que assenta no espírito crítico e construtivo.

A Feira do Livro conta com 12 quiosques nos quais o público pode encontrar uma ampla oferta de publicações trazidas pelas livrarias Bertrand e Lusíada (S. João da Madeira); Ophidia (livraria online); Doninha Ternurenta (Ovar); Faz de Conto (Coimbra); Booktique (livraria online); as edições de autor Marco Taylor; a Rota do Livro com as Edições Toth, Zero a Oito e Planeta; várias chancelas dos grupos Leya e Porto Editora; as edições da Câmara Municipal de S. João da Madeira e dos jornais “O Regional” e “Labor”.

Entre as novidades, destaca-se a participação especial da Bienal de Ilustração da Junta de Freguesia de S. João da Madeira que dinamiza um espaço na Feira, em conjunto com a Tcharan e a Papa Livros, uma editora e uma livraria totalmente dedicados promoção e venda de ilustração e livros ilustrados. O espaço promove ainda atividades na área da leitura e da ilustração, para crianças e famílias, contemplando Horas do conto e leituras com Adélia Carvalho e Rita Domingos, e oficinas de ilustração com Anabela Dias.

Conta-se também com a participação de entidades locais na dinamização do evento. Animação de rua com “Escritores em Trânsito” (grupo de teatro TOJ) e apontamentos musicais pela Escola de Música Arte do Som.

HORÁRIOS
7 JULHO» 12H00 às 23h00
8 JULHO» 10h00 às 23h00
9 JULHO» 10h00 às 19h00

 

Primeiro dia

A abertura da Feira está agendada para o dia 7 de julho, pelas 12h00, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira.

Ao longo da tarde, as atividades são dedicadas ao poder da leitura e da criação de mundos cheios de encanto e magia. O público infantojuvenil conta com uma Oficina de Brinquedos Óticos por Marco Taylor, onde podem aprender sobre as primeiras experiências da imagem animada e construir alguns desses brinquedos, seguindo-se uma belíssima sessão de contos, “Viajar nas Histórias” onde são exploradas as sonoridades da terra, as canções de cada lugar, onde o Sol abraça a Lua e a areia embala o mar por Cândida da Luz.

André Caetano, ilustrador com uma paixão por desenhar histórias e banda desenhada, proporciona a oficina de ilustração “Zoo geométrico” na qual os participantes aprendem a desenhar animais a partir de figura geométricas.

A partir da experiência como escritor, ilustrador e contador de histórias no universo infantojuvenil, Pedro Seromenho foi desafiado a orientar uma oficina de escrita de livros para a infância, nas instalações da Biblioteca Municipal, mediante inscrição prévia obrigatória.

Uma conversa no feminino domina a primeira noite da Feira do Livro. Uma Mesa constituída por Alice Brito, advogada, escritora e defensora da causa feminista, e Ana Cristina Silva, professora universitária e autora de mais de uma dezena de livros. A moderação é assumida pela professora sanjoanense Cristina Marques.

 

Segundo dia

No dia 8 de julho, descubra o mundo mágico da literatura infantil e mergulhe numa conversa encantadora entre os escritores Pedro Seromenho, Anabela Borges e Rui Guedes, que criam histórias que cativam corações e alimentam a imaginação!

A sessão Sábados em Família instala-se na Feira do Livro. A contadora de histórias Alexandra João Costa propõe explorar o livro “Menino que Colecionava Palavras” de Peter Hamilton Reynolds, seguindo-se uma oficina artística em família. Uma história encantadora que celebra o momento em que encontramos as nossas próprias palavas e o impacto que elas podem ter quando as partilhamos com o resto do mundo.

O percurso literário de Fernando Pinto do Amaral passa pela poesia, ensaios, ficção e até literatura infantil. É ainda autor do “Fado da Saudade” cantado por Carlos do Carmo. Esta pluralidade de géneros serve de base e inspiração para a Oficina de Escrita Criativa que orienta no sábado de manhã, nas instalações da Biblioteca, para apaixonados pela arte da escrita que pretendam desenvolver as suas habilidades literárias.

O universo da literatura infantil está repleto de exemplares que unem duas linguagens: a da literatura e a da ilustração. Durante a tarde, Cinara Saiónára marca o ritmo e o poder da imaginação dos pequenos leitores explorando uma oficina de ilustrações Animalescas.

Porque pretendemos inspirar crianças e adultos, incentivando-os a olhar para dentro dos livros, Sofia Correia, fundadora da livraria Faz de Conto, proporciona uma sessão de contos incrível.

Osvaldo Duarte, vencedor do Prémio João da Silva Correia, viaja diretamente da Amazónia para S. João da Madeira para receber o prémio que lhe foi recentemente atribuído. Nesta sessão está contemplada uma conversa sobre a obra premiada, intitulada “À sombra do escondido”, orientada por António Baptista Lopes, membro do júri e editor.

O fim de tarde chega com a presença de autores oriundos das Terras de Santa Maria que, a convite da moderadora Cátia Cardoso, apresentam algumas ideias sobre as suas mais recentes obras. Entre os convidados, temos Martz Inura, Agostinho Silva, Francisca Pinho Rocha e Andreia Valente.

Julieta Monginho, magistrada e escritora, Fernando Pinto do Amaral, professor de literatura, tradutor e poeta, e Simão Lucas Pires, escritor emergente, são os grandes convidados da Mesa da noite de sábado. A moderação está a cargo de Minês Castanheira, diretora criativa do Bairro dos Livros.

 

Terceiro dia

A parte da manhã, do terceiro e último dia da Feira do livro, é reservada aos mais novos e às famílias.

Propomos que conheça as mentes criativas por trás das páginas que encantam crianças numa conversa com os autores Rita Mira e João Ferreira Oliveira, moderada por Carlos Granja, comissário da Feira do Livro.

Segue-se uma Sessão de Contos pelo talentoso e multipremiado Marco Taylor, que também dispõe de um quiosque com a venda de edições de autor.

Thiago Franco, ator e educador, especializado em artes para a primeira infância, propõe uma sessão sobre “O rei careca”, uma história cheia de descobertas sobre um menino que se sentia diferente de todos os outros. Uma sessão para famílias muito divertida e educativa.

Eva Evita é uma ilustradora multipremiada, que desenvolve ilustrações nas mais diversas áreas artísticas, tendo como principal objetivo cativar o interesse pelas potencialidades da ilustração narrativa e pela poética do sentimento. “O retrato” é o nome da oficina agendada para as 16h00.

Ana Margarida de Carvalho e Jacinto Lucas Pires são os ilustres convidados da tarde de domingo, numa mesa moderada pela crítica literária Teresa Carvalho.
Ana Margarida de Carvalho é jornalista e escritora. Ganhou vários prémios enquanto jornalista, mas também ao longo do seu percurso literário. Jacinto Lucas Pires escreve peças de teatro, filmes, romances e música. Venceu o Grande Prémio de Literatura DST, com o livro "O Verdadeiro Actor" e, mais recentemente, o Prémio John Dos Passos com "Oração a que Faltam Joelhos".

A poesia também está presente na Feira do Livro! Rui Spranger dá corpo à palavra poética, numa sessão envolvente que promete despertar os sentidos de todos os leitores presentes.

O fim de tarde é reservado a uma figura indissociavelmente ligada a S. João da Madeira, o médico cardiologista, pintor e escritor, Adão Cruz. Uma conversa conduzida por Cristina Marques, sobre os seus mais recentes livros.

O encerramento da Feira dá palco a um Naipe de Sopros da Banda Música de S. João da Madeira.

Ao longo dos três dias, a Feira do Livro recebe a visita de “Escritores em Trânsito”, do grupo de teatro TOJ.  Entre vários escritores, destacamos a presença de Luís de Camões e Fernando Pessoa, dois grandes vultos da literatura portuguesa. Por entre livros e leitores, os fãs de Fernando Pessoa podem contar com o seu autógrafo.

A Feira do Livro é também pautada por apontamentos musicais, da Escola de Música Arte de Som, uma montra dedicada ao ritmo dos mais jovens.

PROGRAMA 

BIOGRAFIAS

A Feira do Livro de S. João da Madeira espera por todos para celebrar a literatura e o prazer da leitura. Aproveite a oportunidade para explorar os quiosques, participar em conversas com escritores aclamados, descobrir novas obras e desfrutar das diversas atividades culturais programadas para enriquecer a sua experiência.

Imprimir
1326 Classifica este artigo:
4.4
Please login or register to post comments.