Data do Evento: 05/07/2024 12:00 - 07/07/2024 19:00 Export event
Feira do Livro S. João da Madeira
/ Categorias: Feira do livro

Feira do Livro S. João da Madeira

A Feira do Livro de S. João da Madeira está de volta. Com uma programação diversificada e orientada para todos os públicos, a feira terá lugar na Praça Luís Ribeiro nos dias 5, 6 e 7 de julho. Este evento é uma oportunidade única para explorar um vasto mundo de literatura, oficinas e atividades culturais, contando com a presença de talentos emergentes e nomes reconhecidos, ilustradores e contadores de histórias. Esta edição da Feira do Livro vem consolidar o seu conceito de proximidade entre leitores/escritores e os livros.

Convidados em destaque:
São 29 os convidados, entre ilustradores, escritores, contadores de histórias e moderadores de mesas.

Ilustração: Carla Nazareth, Nuno Alexandre Vieira e Beatriz Francisco.
Sessão de contos: Fazedoras de Histórias, Alexandra João Costa e Bru Junça.
Oficinas de escrita criativa: Patrícia Martins e Marco Neves.
Mesas | Conversas com escritores: Joana Kabuki, Pedro Ribeiro da Silva, Rita da Nova, Lénia Rufino, Manuel Abrantes, Paulo Jorge Pereira, Mariana Rio, Sérgio Franclim, Martim Sousa Tavares, Marta Martins Silva, Rui Miguel Tovar e Nelson Nunes.
Novos Autores da Área Metropolitana do Porto: Hélder Aguiar, André de Oliveira, João Castro, Ana Filipa Ferreira e Paula Margarida Pinho.
Moderação: Manuella Bezerra de Melo, Teresa Carvalho, Cristina Marques e Carlos Nuno Granja.

Carlos Granja é o comissário da programação cultural da Feira do Livro, a convite da Câmara Municipal.

Durante 3 dias, os livreiros vão colorir a Praça Luís Ribeiro com livros. O evento marca já a sua importância na região, pela programação, pelo ambiente, pela adesão e pela consistência apresentada desde a sua primeira edição, o que faz prever um crescimento das expectativas.

A Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Biblioteca Municipal apostam na Feira do Livro por considerarem que a leitura e o acesso à informação revestem-se de elevada importância para a sociedade e, como consequência, a sua relevância para o conhecimento e a colaboração no sentido de desenvolver uma sociedade justa e solidária, que assenta no espírito crítico e construtivo.

A Feira do Livro conta com 12 quiosques de livreiros nos quais o público pode encontrar uma ampla oferta de publicações trazidas pelas livrarias Bertrand e Lusíada (S. João da Madeira); Ophidia (livraria online); Doninha Ternurenta (Ovar); Faz de Conto (Coimbra); a editora Trinta-por-uma-linha (Porto); a Rota do Livro e as Edições Toth; a Porto Editora com várias chancelas do grupo e da editora Âncora. A Editorial Missões - Boa Nova também participa nesta edição da Feira. Por fim, às editoras e livreiros juntam-se as publicações da Câmara Municipal de S. João da Madeira e do jornal “Labor”.

Destaca-se a participação especial da Bienal de Ilustração da Junta de Freguesia de S. João da Madeira que dinamiza um espaço na Feira com uma mostra e venda de ilustrações e livros ilustrados em parceria com a UPA editora. O espaço promove ainda atividades na área da leitura e duas oficinas de ilustração, para crianças e famílias.

Este ano, os Serviços Educativos do Museu da Chapelaria e da Unidade do Ambiente juntam-se à celebração literária da cidade, dinamizando oficinas criativas dirigidas a crianças e famílias.

Conta-se também com a participação do grupo de teatro TOJ com uma intervenção de animação de rua intitulada "Escritores e textos na Praça".

E porque as férias estão aí, este certame traz uma oferta de excelentes sugestões de leitura a preços de oportunidade, para os leitores habituais, mas também para os curiosos.

 

5 JULHO

A abertura da Feira está agendada para o dia 5 de julho, pelas 12h00, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira.

Ao longo da tarde, as atividades são dedicadas ao poder da leitura e da criação de mundos cheios de encanto e magia. O público infantojuvenil conta com duas Oficinas de Ilustração pelos ilustradores Carla Nazareth e Nuno Alexandre Vieira, sendo intercaladas com uma belíssima sessão de contos, pelas Fazedoras de Histórias - Joana Maurício (escritora, mediadora de leitura e educadora de infância) e Cristina Arvana (ilustradora e designer).

O fim de tarde está reservado à participação da Unidade do Ambiente que propõe a criação de marcadores de livros com vida com recurso à pasta de papel, sementes e elementos naturais recolhidos no Parque do rio Ul.

Pelas 21h30, acontece a primeira mesa de escritores deste certame que propõe uma conversa com Joana Kabuki e Pedro Ribeiro Silva, a propósito dos seus primeiros romances “Viradas do Avesso” e “A cidade dos dias desacontecidos” respetivamente. A moderação é assumida por Manuella Bezerra de Melo (escritora, editora, curadora literária e investigadora).

 

6 JULHO 

Tendo-se estreado na escrita para a infância em 2016, Patricia Martins orienta uma oficina de escrita de livros para a infância dirigida a um público adulto, mediante inscrição prévia obrigatória. Esta oficina decorre nas instalações da Biblioteca Municipal, na manhã de sábado.

Da parte da tarde, Beatriz Francisco, a ilustradora que acredita que, com a sua imaginação e criatividade, pode tornar o mundo melhor, orienta uma oficina de ilustração para o público infantojuvenil.

A sessão Sábados em Família instala-se na Feira do Livro, da parte de tarde. A contadora de histórias Alexandra João Costa propõe explorar o livro “O Jardim” de Anna Walker, seguindo-se uma oficina em família. Uma história encantadora que celebra o impacto que a natureza tem nos seres humanos.

A segunda Mesa deste certame reúne Rita da Nova e Lénia Rufino, dois novos talentos do panorama literário português, numa conversa orientada por Manuela Bezerra de Melo.

O fim de tarde chega com a presença de novos autores da região da Área Metropolitana do Porto que, a convite da moderadora, professora e crítica literária Cristina Marques, apresentam algumas ideias sobre o trabalho que têm vindo a desenvolver na escrita literária. Entre os convidados, temos Ana Filipa Ferreira, André de Oliveira, Hélder Aguiar, João Castro e Paula Margarida Pinho.

A noite de sábado encerra com uma Mesa constituída pelos autores Manuel Abrantes e Martim Sousa Tavares*, a propósito dos seus livros “Na terra dos outros” e “Falar Piano e Tocar Francês”, respetivamente. A conversa é moderada pela crítica literária Teresa Carvalho*.
*(alteração da Mesa 6, do dia 7, para a Mesa 4, do dia 6 de julh
o).

 

7 JULHO

No último dia da Feira do livro, a manhã está reservada aos mais novos e às famílias.
Numa mesa orientada por Carlos Granja, comissário da Feira do Livro, propomos que conheça a multipremiada ilustradora Mariana Rio e o escritor Sérgio Franclim que lançou recentemente “Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico”, assinalando os 500 anos do nascimento de Luis de Camões.

Marco Neves tem sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor, e orienta uma oficina de escrita para adultos, com inscrição prévia obrigatória. A oficina decorre nas instalações da Biblioteca Municipal, no domingo de manhã.

O Museu da Chapelaria propõe a criação de chapéus com notícias de jornais, uma oficina aberta a crianças e famílias.

Paulo Jorge Pereira* e Marta Martins Silva pautam a conversa da tarde de domingo, a propósito dos sesus mais recentes romances "Filho da PIDE" e "Retornados", respetivamentenuma mesa moderada pela sanjoanense Cristina Marques*.
*(alteração da Mesa 4, do dia 6, para a Mesa 6, do dia 7 de julh
o).

Porque pretendemos inspirar crianças e adultos, incentivando-os a olhar para dentro dos livros cativando o interesse e as potencialidades pelas narrativas, o final de tarde encerra com uma sessão de contos incrível por Bru Junça.

A Mesa de encerramento da Feira do Livro junta o destacado jornalista Rui Miguel Tovar e Nelson Nunes, vencedor o FITA Literary International Awards na categoria de Melhor Crónica.
Cristina Marques conversa com os autores sobre a escrita e sobre os seus mais recentes livros.

A Feira do Livro de S. João da Madeira convida a celebrar a literatura e o prazer da leitura, a participar em conversas com escritores, descobrir novas obras e desfrutar das diversas atividades culturais programadas para enriquecer a sua experiência.

HORÁRIOS DA FEIRA DO LIVRO
5 JULHO» 12H00 às 23h00
6 JULHO» 10h00 às 23h00
7 JULHO» 10h00 às 19h00

PROGRAMA COMPLETO AQUI.
AUTORES CONVIDADOS AQUI.

 

Imprimir
597 Classifica este artigo:
4.0
Please login or register to post comments.